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Frequently Asked Question

Publicado: Quarta, 23 de Janeiro de 2019, 16h16 | Última atualização em Terça, 18 de Outubro de 2022, 20h23 | Acessos: 2964

Reunimos as dúvidas mais frequentes sobre relacionadas a Biblioteca Benedicto Monteiro

QUESTÕES SOBRE O EMPRÉSTIMO

1. Quem pode fazer empréstimos?

Discentes da graduação e pós-graduação, docentes e assistentes e técnicos administrativos da Universidade Federal do Pará.

2. Quantos exemplares poderão ser emprestados por usuário?

Discentes da graduação e especialização – 3 obras

Alunos da pós-graduação (mestrado e doutorado) – 5 obras

Docentes, assistentes e técnicos administrativos – 5 obras

3. Quais materiais não podem ser emprestados?

Obras de referência (dicionário)

4. Qual o prazo de empréstimo de livros?

14 dias, podendo ser renovado uma vez por mais 14 dias, caso a obra não esteja reservada por outro usuário.

5. Algum livro tem prazo de empréstimo diferenciado?

Sim. Obras de consulta local (com fita vermelha na lombada), são emprestados na sexta-feira, com devolução para a segunda-feira seguinte, ou em véspera de feriados, com devolução para o próximo dia útil.

6. Quando deve ser devolvida a obra de empréstimo diferenciado?

Normalmente, na segunda-feira até às 20 h ou no próximo dia útil.

7. É possível emprestar dicionário de língua para fazer prova?

Sim, por até três horas. Fique atento, pois o atraso na devolução destas obras acarreta suspensão.

8. Ao devolver a obra depois do prazo, paga-se multa?

Não. Nesse caso o usuário fica suspenso pelo dobro de dias que acarretou o atraso, por exemplo: se o usuário emprestou uma obra e devolveu com atraso de 1 dai, ficará dois dias suspensos, caso tenha feito empréstimo de 3 obras e efetuou a devolução das mesmas com 1 dia de atraso, ficará suspenso por 6 dias, pois a suspensão conta por obra emprestada.

9. O sistema permite efetuar novo empréstimo se tiver suspensão pendente?

Não. A suspensão deve ser cumprida até o final.

10. O sistema permite fazer renovação se tiver alguma pendência no cadastro?

Não.

11. Como proceder para fazer reserva pela internet?

Siga os seguintes passos:

1) Acesse o endereço eletrônico: http://bibcentral.ufpa.br/pergamum/biblioteca/index.php 

2) Faça a pesquisa (por autor, título, assunto, etc.) da obra que desejar reservar;

3) Clique em Reserva, informe sua matrícula e senha cadastrada na Biblioteca Benedicto Monteiro, selecione o Campus Universitário de Ananindeua em Unidade de Informação e continue. Em caso de obras publicadas em volumes, deverá ser especificado qual o desejado.

Aguarde o e-mail da biblioteca informando a disponibilidade da obra para empréstimo e fique atento ao prazo de reserva (24 h).

Atenção: O cadastro de reserva de material somente será efetivado se não houver exemplares disponíveis para empréstimo (exceto exemplar de consulta) no acervo. Os pedidos de reserva serão atendidos na ordem em que foram cadastrados no sistema.

12. A obra com reserva pode ser renovada?

Não.

13. Como faço uma renovação de material?

Siga as seguintes etapas:

1) Acesse o endereço eletrônico;

2) Faça o login em Meu Pergamum com sua matrícula e senha cadastradas na Biblioteca;

3) Escolha a opção Empréstimo Renovação, selecione o título desejado e clique em renovar;

Obs.: Você tem a opção de receber o comprovante por e-mail ou imprimi-lo

ATENÇÃO: A renovação de material somente será efetivada se o usuários estiverem em situação regular na biblioteca, isto é, sem suspensão, e o material a ser renovado não estiver reservado por outro usuário. O sistema libera uma renovação por empréstimo.

14. Onde retiro a obra reservada?

No Setor de Atendimento ao Interagente da Biblioteca Benedicto Monteiro.

15. Qual prazo para retirar a obra reservada?

24 horas.

16. Como tomar conhecimento da reserva disponível?

A notificação que a obra está disponível chegará no e-mail do usuário cadastrado na biblioteca.

17. Se a obra foi extraviada, qual procedimento?

Nos casos de extravio de qualquer natureza que impeçam a devolução de obras emprestadas na Biblioteca Benedicto Monteiro, o usuário deverá comunicar imediatamente o fato a direção da Biblioteca, que tomará as providências cabíveis.

No caso de reposição da mesma obra: a partir do término do prazo de devolução, o usuário não tem prazo determinado para fazer a reposição por um exemplar novo do mesmo título, contudo o usuário não poderá realizar empréstimos. No caso de o usuário encontrar  a obra extraviada, o caso será tratado como devolução atrasada, sendo obrigatório o cumprimento da suspensão de todo o período.

No caso de substituição por outra obra: No caso de materiais não mais comercializados, o usuário deverá apresentar comprovante da falta do material na praça, através de três declarações emitidas pelo mercado competente. Nesse caso, será informado outro título do mesmo assunto pela Divisão de Referência e Informação ou pela Divisão de Desenvolvimento de Coleções, ou ainda pela direção da Biblioteca Benedicto Monteiro, se for o caso. Nesse período o usuário não poderá realizar empréstimos. Na hipótese de o usuário encontrar a obra extraviada, o caso será tratado como devolução atrasada, sendo obrigatório o pagamento da suspensão de todo o período.

18. Quando é encerrado o cadastro na Biblioteca?

R. O cadastro na Biblioteca Benedicto Monteiro encerra-se quando o documento “negativa de débito” é emitido. Este documento é exigido para a obtenção de diploma de conclusão de curso, para trancamento de curso e para a aposentadoria de servidores. Somente o titular poderá requerer este documento, e no caso de terceiros requererem (mãe, pai, cônjuge, entre outros), será exigida uma declaração.

19. Usuários sem vínculo com a UFPA podem fazer empréstimos?

Não. Somente consulta dos materiais.

20. Posso fazer empréstimos em outras bibliotecas setoriais da UFPA?

Sim.

21. Emprestei uma obra na Biblioteca Benedicto Monteiro, posso devolvê-la em outra biblioteca do Sistema de Bibliotecas da UFPa?

Não, a obra deve ser devolvida na biblioteca onde foi emprestada.

QUESTÕES SOBRE BASES DE DADOS

1. O que é Portal Capes?

É uma biblioteca virtual, mantida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil a produção científica internacional. Ele conta com um acervo de cerca de 15  mil títulos com texto completo, 126 bases referenciais, seis bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

2. Como acessar ao Portal Capes?

O portal Capes está disponível a todos os docentes, discentes, técnicos e assistentes  administrativos que tenham acesso a Internet através da rede UFPa, é possível acessar de qualquer computador da universidade. Mas, para isso é necessário ter a conta institucional ativada, no qual pode ser feito pelo Sagitta.

Depois de ativado a conta institucional, entre no site: (http://www.periodicos.capes.gov.br/) , vá no item Meu espaço e entre na Comunidade Acadêmica Federada (CAFÉ), escolha a opção UFPA e depois entre com seu login: e-mail institucional e senha.

QUESTÕES SOBRE NORMALIZAÇÃO

1. Como faço para ter acesso as normas da ABNT?

Na página da Biblioteca Central da UFPA há orientações sobre normalização com bases nas normas de documentação da ABNT, acesse o Guia de Elaboração de Trabalhos Acadêmicos.

2. A Biblioteca oferece serviço de normalização?

Não, no entanto, oferecemos material didático e capacitação para orientá-lo nessa tarefa.

QUESTÕES SOBRE CAPACITAÇÕES

1. Como participar das capacitações oferecidas pela Biblioteca Benedicto Monteiro?

O programa de capacitação do usuário da Biblioteca Benedicto Monteiro oferece à comunidade acadêmica da UFPA (discentes, docentes, técnicos e assistentes administrativos), treinamento no uso dos recursos de informação, nas áreas de normalização, pesquisa e uso da biblioteca universitária: Para solicitar os treinamentos, entre em contato pelo e-mail: bbca@ufpa.br

Ofertamos treinamentos sobre:

Normalização de Trabalhos Acadêmicos;

Serviços e Produtos do Sistema de Bibliotecas da UFPA e da Biblioteca Benedicto Monteiro;

Treinamento no Portal de Periódicos da Capes (Help Desk da CAPES que oferta o Treinamento);

Elaboração do Currículo Lattes.

Obs.: Para treinamento, é preciso um número de no mínimo 15 pessoas.

QUESTÕES SOBRE Trabalhos de Conclusão de Cursos e Dissertações de Mestrado

1. Onde eu entrego na Biblioteca Benedicto Monteiro o meu Trabalho de Conclusão de Curso, Monografia ou Dissertação?

Para depósito do TCC, Monografia ou Dissertação, primeiramente é necessário abrir chamada via Sagitta.

Os Trabalhos de Conclusão de Curso (graduação ou especialização) serão publicados na Biblioteca Digital de Monografias (BDM) da UFPA;

As Dissertações serão publicadas no Repositório Institucional da UFPA (RIUFPA).

Para ter o Trabalho de Conclução de ou Dissertação disponibilizado na BDM ou RIUFPA é necessário preencher a Declaração de Autoria e o Termo de Autorização, no qual está disponível no seguinte link e anexar juntamente com o TCC, Monografia ou Dissertação no Sagitta.

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