Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Ficha Catalográfica

Pesquisar no site

Busca
Início do conteúdo da página

Ficha Automática (FICAT 2.0)

Publicado: Sexta, 01 de Fevereiro de 2019, 13h18 | Última atualização em Segunda, 11 de Janeiro de 2021, 22h18 | Acessos: 860
Acesse aqui o FICAT 2.0 

O Módulo de Geração de Ficha Automática (FICAT 2.0) possui a finalidade de gerar fichas catalográficas de forma ágil e eficiente. Em meio à realidade virtual, coexiste a necessidade de compreender a dinâmica e contexto do utente. Assim, poupar o tempo do usuário é um dos maiores preceitos desse novo sistema.

Além de agilizar a elaboração das fichas catalográficas, o sistema foi desenvolvido para manter o padrão de elaboração, conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD). Critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade e usabilidade foram estudados e incorporados ao conceito de desenvolvimento do FICAT 2.0.

Estudos de viabilidade foram realizados e também foram feitas avaliações de outros sistemas semelhantes em Universidades parceiras. Constatou-se que muitos aspectos poderiam ser melhorados e implementados na versão do FICAT 2.0, contemplando assim os critérios supracitados.

O FICAT 2.0 surge com a proposta de implementar as correções e diagnósticos dos problemas de sistemas anteriores e, paralelamente, incrementar a praticidade e agilidade do processo de elaboração de fichas catalográficas. Além disso, o novo sistema também abarcará novas comunidades, pois não ficará restrito à elaboração de fichas dos programas de pós-graduação stricto sensu. A partir da implementação do FICAT 2.0, as fichas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC´s), Trabalhos de Conclusão de Curso das Especializações (TCCE´s), Teses e Dissertações estarão contempladas na funcionalidade.

Dessa forma, o FICAT 2.0 se configura como um módulo de elaboração de ficha catalográfica automático e instantâneo. Ou seja, a partir do preenchimento dos dados obrigatórios e opcionais, a ferramenta será capaz de gerar em PDF a ficha pronta para inserção nos trabalhos. Com isso, também será disponibilizado tutoriais de como inserir o PDF no trabalho ou converter o PDF para documento de texto sem perder as configurações originais.​

Fontehttp://bcficat.ufpa.br/sobre/ 

Fim do conteúdo da página