Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > UFPA Ananindeua terá o primeiro curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Região Norte
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

UFPA Ananindeua terá o primeiro curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia da Região Norte

  • Publicado: Sexta, 20 de Outubro de 2023, 13h51
  • Última atualização em Sexta, 20 de Outubro de 2023, 14h33
  • Acessos: 251

O Campus Universitário de Ananindeua da UFPA alcança o seu terceiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu. O Campus Ananindeua que já possui o curso de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM), e o curso de mestrado profissional e doutorado profissional em Ensino de História (ProfHistoria), agora passa a ofertar também o curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia.

A proposta do Campus Ananindeua da UFPA foi submetida e aprovada pelo Edital PRPGP/UFSM n° 035/2023 – Chamada para Submissão de Propostas de Adesão à Rede PROFGEO - Mestrados Profissionais em Ensino de Geografia. Atualmente a Rede PROFGEO é composta por nove instituições (UFSM; IFB; IFC; IFMG; UNB; UERJ; UFCG; UFGD; UFPE), tendo sido aprovadas a adesão de cinco novas instituições (UFPA; IFRO; UERR; URCA; IFPR).

O curso de Mestrado Profissional em Ensino de Geografia do Campus Ananindeua da UFPA será (juntamente com os cursos do IFRO e da UERR) o primeiro da Região Norte do Brasil. O novo programa de Mestrado será composto por 11 docentes, sendo 05 docentes do Campus Ananindeua da UFPA: Prof. Dr. Aluísio Fernandes da Silva Júnior, Prof. Dr. Danie Araújo Sombra Soares, Prof. Dr. Jovenildo Cardoso Rodrigues, Prof.ª Dra. Luciana Martins Freire, e Prof. Dr. Lúcio Correia Miranda; 03 docentes do Campus Altamira da UFPA: Prof. Dr. Leonardo Pinto dos Santos; Prof.ª Dra. Livânia Norberta de Oliveira; Prof. Dr. Mateus Monteiro Lobato; 01 docente do Campus Cametá da UFPA: Prof. Dr. Edir Augusto Dias Pereira; 01 docente da Escola de Aplicação da UFPA: Prof. Dr. Jonatha Rodrigo de Oliveira Lira; e 01 docente do Instituto de Ciências da Educação da UFPA: Prof.ª Dra. Maria do Socorro da Costa Coelho.

O Prof. Dr. Daniel Araújo Sombra Soares, Diretor da Faculdade de Geografia, destaca que “a aprovação do PROFGEO no Campus Ananindeua abrirá uma importante frente de pós-graduação stritu sensu para profissionais que já atuam na educação básico, e aqueles queiram se especializar em metodologias voltadas ao ensino de Geografia, ilustrando, uma vez mais, a importância do Campus Ananindeua para a Região Metropolitana de Belém e sua área de influência”.

O Prof. Dr. Alcy Favacho Ribeiro, Coordenador do Campus Universitário de Ananindeua, enfatiza e agradece o apoio institucional recebido, especialmente pelo vice-reitor da UFPA, Prof. Dr. Gilmar Pereira da Silva, que sugeriu apresentar uma proposta multicampi; assim como frisa o agradecimento pela ajuda primordial da Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Maria Iracilda da Cunha Sampaio, e da Diretora de Programas Estratégicos da Propesp, Profa. Dra. Luiza Helena Meller da Silva que possibilitaram o envio da proposta no prazo do edital.

O Prof. Dr. Aluísio Fernandes da Silva Júnior, Coordenador do Polo da Universidade Aberta do Brasil no Campus Ananindeua informa que: “A Coordenação do Polo UAB/Ananindeua/Associado/UFPA, desde de 2021, vinha estreitando a possibilidade de implementar o Mestrado Profissional em Ensino de Geografia - PROFGEO. Programa de suma importância para atender os professores com vinculo na rede pública municipal e estadual, egressos do curso de licenciatura em Geografia, egressos da especialização no Ensino de Geografia. O público alvo extrapola os limites municipais de Ananindeua e avança sobre a Região Metropolitana de Belém, tornando uma possibilidade de educação continuada promovida por uma instituição pública. Entretanto, com a publicação do Edital PRPGP/UFSM Nº 035, de 01 de setembro de 2023, voltado para expansão da rede do mestrado profissional em Ensino de Geografia (chamada a proposta de adesão), o Polo organizou a proposta a partir do edital, levando em consideração a participação de outros campi e unidades acadêmicas da UFPA, a exemplo: Campus de Ananindeua, Campus de Altamira, Campus de Cametá, ICED e Escola de Aplicação.

A proposta foi contemplada, aprovada em primeiro lugar e hoje se torna realidade para ser implementada em 2024. Com a aprovação, surge a esperança de aperfeiçoamento de profissionais da educação, em especifico professores da rede pública (municipal e estadual) de Geografia, através da educação continuada e um ensino de Geografia pautada numa discussão cidadã, centrado em novas metodologias. Na oportunidade, não podemos deixar de agradecer à UFSM, à Reitoria da UFPA, à PROPESP, ao NITAE, à Direção Geral e Adjunta do Campus de Ananindeua (Prof. Alcy Favacho e Profª. Luciana Gonzalez), ao Conselho do Campus de Ananindeua, à Faculdade de Geografia e principalmente aos colegas docentes dos diferentes espaços acadêmicos que construíram coletivamente a proposta apresentada, acreditaram no sonho, e que hoje é realidade”.

Fonte - Campus Ananindeua (2023)

registrado em:
Fim do conteúdo da página