Ir direto para menu de acessibilidade.
Portuguese English French German Italian Russian Spanish
Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de Extensão “Curso Livre de Alemão” recebe inscrições para turmas presenciais e on-line
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Projeto de Extensão “Curso Livre de Alemão” recebe inscrições para turmas presenciais e on-line

  • Publicado: Quarta, 06 de Março de 2024, 18h07
  • Última atualização em Quinta, 07 de Março de 2024, 13h13
  • Acessos: 229
Foto com fundo desfocado. Em destaque, em primeiro plano, pequenas bandeiras da Alemanha.

 

A Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (Falem) da UFPA divulgou o edital de vagas para o Curso Livre de Alemão (CLA). O curso tem o objetivo de oportunizar o aprendizado da língua alemã como uma língua estrangeira para alunos da UFPA e para a comunidade externa. Com vagas para turmas presenciais e on-line, as inscrições para o Curso Livre de Alemão seguem até o dia 20 de março e podem ser feitas no site da Fadesp

Com duração total de seis períodos letivos, o que corresponde a seis níveis de proficiência,o Curso Livre de Língua Alemã é ofertado na UFPA desde o surgimento da Casa de Estudos Germânicos (CEG), em 1968.  Hoje, já sob a responsabilidade da Falem, o CLA foca no desenvolvimento de quatro habilidades básicas: compreensão, escrita, leitura e produção oral. Para este primeiro semestre de 2024, serão ofertadas sete turmas: 

Duas turmas presenciais do nível 1, uma com aula às terças e quintas, das 14h às 16h, e outra com aula às quartas e sextas, das 16h15m às 18h15m. Enquanto a turma de nível 2 presencial terá aula quarta e sexta, das 14h às 18h. Já as turmas do curso on-line, de ambos os níveis (1 e 2), terão aula aos sábados, das 9h às 13h ou das 14h às 18h. Os cursos presencial e/ou on-line terão, no mínimo, 13 alunos e, no máximo, 20. O número de vagas ofertadas para o semestre é de 200.

Inscrições – Para se inscrever, a(o) candidata(o) deve acessar o site da Fadesp e preencher alguns dados, como: nome, documento de identificação, endereço, telefone, entre outros. As inscrições vão até o dia 20 de março. O valor total do curso é de R$350, por cada nível, e deve ser pago em taxa única mediante boleto gerado no ato de inscrição ou acessado no portal de inscritos. 

Caso a(o) aluna(o) desista de prosseguir o curso antes do início das aulas, depois do pagamento realizado, terá direito de aproveitar integralmente a quantia paga para um próximo período do mesmo curso ou receber o equivalente a 70% do investimento (R$245). Uma vez que a desistência seja feita após o início das aulas, a(o) inscrita(o) não terá direito ao ressarcimento do valor investido. Por fim, se a coordenação do curso decidir cancelar a continuidade dele, as(os) alunas(os) serão ressarcidas(os) no valor integral investido.

Sobre o curso – O CLA tem como critérios de avaliação a frequência de participação de pelo menos 75% das aulas e a participação nas atividades avaliativas, como testes e trabalhos propostos pela(o) professora(o). Cada nível do curso tem a carga horária total de 60 horas, sendo essas horas divididas em um encontro de 4h por semana ou dois encontros de 2h.

O curso tem como base o livro Schritte International NEU, níveis 1,2,3,4,5 e 6, que pode ser comprado nas livrarias da UFPA, Campus Guamá, ou na livraria SBS (Avenida Conselheiro Furtado, Belém/PA). O material didático não está incluso na taxa de inscrição do CLA.

Texto - Vinicius Gonçalves - Assessoria de Comunicação Institucional da UFPA (2024)

Foto - Reprodução Freepik (2024)

Tags: cursos livres, idiomas

registrado em:
Fim do conteúdo da página